Thiago Macena é vice-campeão mundial de judô

Thiago Macena é vice-campeão mundial de judô

O atleta votorantinense Thiago Macena, 32 anos, foi vice-campeão mundial de judô em Cancun, México, no Campeonato Mundial Veterano, na categoria M1 – até 71 quilos. A competição, realizada de 16 e 21 deste mês, trouxe ainda mais orgulho para os brasileiros. “Devido ao espírito de união entre os brasileiros que estavam lá, já que o objetivo comum era trazer medalhas e todo mundo foi se ajudando e se apoiando, esse foi ano foi a primeira vez que o Brasil foi campeão na contagem geral de medalhas”, conta.

Thiago explica que cerca de 150 brasileiros foram para a competição, que contou com mil atletas do mundo todo. Esta foi a primeira vez que o votorantinense, que mora no bairro Vossoroca, concorreu em um campeonato mundial.

Foi uma experiência imensurável. É inexplicável. Foi muito emocionante conhecer pessoas de culturas diferentes, onde você via o comportamento delas tanto dentro quanto fora do tatame. Por ser um campeonato de veteranos, a gente criou até vínculo de amizades com pessoas que nunca viu na vida”, comenta.

Mas essa não foi a primeira vitória do atleta. Em 26 anos de carreira no judô, ele acumula prêmios. “Eu já competi em diversos campeonatos no Brasil. Já fui sete vezes campeão regional, cinco vezes campeão interestadual, sou campeão paulista… Isso pra resumir, mas têm várias outras competições, se eu for falar de todas é muita coisa”, brinca.

Atualmente, Thiago dá aulas em uma academia e no Projeto Integra Comunidade, da Prefeitura de Votorantim. No entanto, os ganhos não são suficientes para cobrir todas as despesas que ele teve no Mundial. “Eu fiz uma vaquinha para cobrir os gastos que tive e pretendo fazer outra em breve porque eu quero competir de novo mundialmente no ano que vem, mas, para isso, preciso quitar essa dívida”, explica.

Ele destaca também que busca patrocinadores e apoiadores para poder continuar competindo. O contato pode ser feito pelo facebook.com/ThiagoxMacena.

Thiago2

Texto: Ivana Santana/Gazeta de Votorantim
Fotos: Divulgação
(Notícia lida 24 vezes, 1 só hoje.)