Pako Oliveira, a enciclopédia do muay thai

Pako Oliveira, a enciclopédia do muay thai
Mestre dissemina o muay thai original da Tailândia em várias cidades da região, como Sorocaba, Votorantim e Porto Feliz

Pako Oliveira convive com as artes marciais há mais de 30 anos. Começou com o caratê, ostentando a faixa preta 2º dan. Paralelamente, também praticou full contact e kickboxing atingindo a faixa preta nas duas modalidades. Não satisfeito, praticou ainda boxe e jiu-jítsu, mas foi no muay thai que encontrou a verdadeira paixão.

pakoEle treinou muay thai no Brasil durante 20 anos quando resolveu ir à Tailândia aprender mais sobre a origem do esporte e aprimorar suas técnicas. “Eu pensava que sabia muito sobre esta arte marcial, mas ao chegar lá descobri que ainda tinha muito que aprender. Fiquei lá por cinco anos treinando com os mestres Pratin Suckchamroen, que possui o 15º grau da graduação máxima da modalidade, e Narong Wongsoonthon, detentor do 16º grau da graduação máxima, quando pude aprender muay boran, que é o muay thai raiz, o verdadeiro”, lembra Pako.

Ao retornar ao Brasil, com o prapachiat vermelho e amarelo (graduação máxima) em seu 12º grau, o mestre Pako foi contemplado com a oportunidade de representar duas importantes federações tailandesas do método: a Aitma (Association Institute of Thai Martial Arts) e a IMC (International Muaythai Council), a última concede a ele o direito de organizar eventos e campeonatos com toda a estrutura para que seja um acontecimento com status de mundial. Ele é o único no Brasil a conquistar essa autorização.

Com a permissão concedida ao professor, ele já conseguiu realizar dois importantes seminários em Votorantim, dos quais participaram seus mestres tailandeses. O primeiro foi em 2012, quando ele trouxe o mestre Pratin Suckchamroen e, no ano passado, ele conseguiu trazer ao país o mestre Narong Wongsoonthon. “Esses mestres são referências mundiais no muay thai. Eventos como esses são muito importantes para o esporte, tanto para quem luta, como para quem aprecia”, diz o lutador da região.

Há sete anos, Pako se dedica a disseminar a sua arte. Ele ministra aulas em cinco academias de Sorocaba, Porto Feliz e Votorantim, onde possui seu próprio espaço. O especialista em boxe tailandês faz parte da equipe de treinadores da Team Maldonado, time liderado pelo sorocabano Fábio Maldonado, inclusive, aplicando aulas nos Centros de Treinamentos dos lutadores Cristiano Kroger – na Zona Norte de Sorocaba – e Alexandre Turquinho – localizado na cidade de Porto Feliz.

O mestre anualmente volta à Tailândia para aperfeiçoar suas técnicas e realizar exames de graduação.

Texto: Juliana Ferraz
Fotos: Divulgação
(Notícia lida 234 vezes, 1 só hoje.)