Formado em psicologia e ex-campeão peso-médio do Ultimate, Chris Weidman vai enfrentar Gegard Mousasi, neste sábado (8), no UFC 210, em Buffalo, Estado de Nova York, Estados Unidos. Para este desafio, ele conta como o filme Rocky 3, o Desafio Supremo, causou impacto no início de seus treinamentos visando o novo compromisso.
Weidman contou que nem sempre assiste a filmes, mas quando o faz nota que há um impacto profundo sobre ele. Contou também que o filme de Sylvestre Stellone, assistido no início do camp, o fez realmente pensar. O personagem que vai dos trapos para um rico campeão de boxe e celebridade, ouve de seu treinador Mickey que ser tão “civilizado” o fez perder sua vantagem. Isso atingiu em cheio o ex-campeão do UFC. Assim, Weidman decidiu que precisava se focar profundamente na parte mental do camp e foi à casa dos pais, em Bufallo (onde ocorre o evento), para não ter distrações, inclusive com os filhos.
Chris Weidman revelou ainda que teve um colapso emocional na casa dos pais, começou a chorar e teve a certeza que não poderia se afastar da família por tanto tempo. Começaram então as mudanças. Sua casa, em Long Island, Nova York, tem um quarto de dormir que está diretamente ligado à garagem. O lutador o descreve como uma sala muito simples, com quase nada nela. Por isso, em vez de deixar completamente a família, ele se mudou para o quarto de hóspedes da própria residência. Foi lá que passou uma grande quantidade de tempo na solidão.
É quase como um apartamento separado. Eu peguei minha bolsa e coloquei lá dentro, onde eu estava dormindo. Se eu quero ver meus filhos, eu os vejo, mas eu me sento no meu quarto e leio livros”, conta.
Se as mudanças trarão efeito no rendimento do norte-americano não temos como dizer, mas se ele realmente decidiu se fortalecer mentalmente as possibilidades são bem grandes, afinal esse é um dos meus temores contra Mousasi, que vem de uma boa sequência de vitórias e segurança emocional.
UFC 210
Neste sábado, 8 de abri, a partir das 19h15
KeyBank Center, em Buffalo, Nova York
Transmissão ao vivo pelo Canal Combate
Card principal
Daniel Cormier x Anthony Johnson – cinturão dos meio-pesados
Chris Weidman x Gegard Mousasi
Cynthia Calvillo x Pearl Gonzalez
Thiago Pitbull x Patrick Côté
Will Brooks x Charles do Bronx Oliveira
Card preliminar
Myles Jury x Mike de la Torre
Kamaru Usman x Sean Strickland
Shane Burgos x Charles Rosa
Patrick Cummins x Jan Blachowicz
Josh Emmett x Desmond Green
Gregor Gillespie x Andrew Holbrook
Katlyn Chookagian x Irene Aldana
Magomed Bibulatov x Jenel Lausa
Fotos: Divulgação
AGNES LIMA é formada em arbitragem de boxe pela Liga Sorocabana de Boxe e em MMA pela ABAL (Associação Brasileira de Arbitragem de Lutas). Atua como juíza e locutora em campeonatos regionais e estaduais. É proprietária do Centro de Treinamento King Fight/Team Maldonado e fundadora do grupo de Facebook “Do Vale Tudo ao MMA”.