Dia do lixo para atletas: fazer ou não fazer?

Dia do lixo para atletas: fazer ou não fazer?

Everton Gori

Primeiramente me deixe explicar aos menos envolvidos com dietas, nutrição esportiva e afins do que se trata. Dia do lixo é o dia  de folga da dieta ou o dia fora da mesma, onde o atleta se dá ao luxo de comer  o que quiser sem se preocupar com calorias, valor proteico, quantidade de carboidratos, etc. Pois bem, eu faço parte do grupo de treinadores a favor do uso desta técnica!

E agora vou explicar as vantagens:

Partindo do princípio que toda dieta séria é estressante, isso pode influenciar negativamente sua vida social. Logo este problema já seria eliminado, pois sabendo que você tem um dia para comer livremente, isso causa um relaxamento subliminar, estímulo contrário ao de saber que não comerá nada do seu gosto por meses a fio.

Outra vantagem é que este amontoado de calorias irá driblar a defesa do seu corpo, se você estiver com o objetivo de perder peso. Nosso corpo, quando restrito em calorias ou algum macronutriente, por determinado período entra em modo de defesa, sobrevivência e começa a queimar  menos calorias. Então, quando você coloca o mesmo para lidar com tantas calorias, você quebra esse sistema de defesa mostrando ao seu corpo que está tudo “ok” e você retorna ao processo de emagrecimento de forma natural.

E tem mais: fazer essa explosão calórica cria um ambiente totalmente favorável em hormônios anabólicos que poderiam estar suprimidos pelo estresse,  limitação calórica e/ou de determinado macronutriente.

E pra fechar a mais importante das vantagens: diminui – e muito – a chance de você desistir da dieta já que a causa maior de desistência é este regime de que você só irá comer algo gostoso em outra vida (rss…).

Então, assim você consegue perder gordura, ficar mais relaxado sobre a ideia de estar em dieta e também sociável, já que aniversários, casamentos, festas e similares são normalmente realizados no fim de semana.

Procure um nutricionista!

Foto: www.mp3maromba.com.br

EVERTON GORI, O ALEMÃO DO WRESTLING, é professor de educação física, faixa roxa em jiu-jítsu, atleta e professor de wrestling. Possui mais de 13 anos de experiência em artes marciais como boxe, caratê e kickboxing.